ROW – Right Of Way ( Direito de Passagem )

Regras de prioridade

Respeitando umas poucas regras de segurança você ajuda a impedir acidentes na praia e na água. Certifique-se de que você e os seus amigos compreendem as normas internacionais das regras de prioridade.

Figura 1: O praticante em primeiro     plano tem prioridade.

Regra #1 –

 

O praticante que entra na água a partir da praia tem prioridade sobre o praticante que vem saindo. 

Porque?

Algumas vezes o vento em terra é mais rajado, por isso o praticante que entra na água está mais em risco e deve consequentemente ter a prioridade.

 

 

 

 

 

 

 

Regra #2 –

 

O praticante do lado direito (o que leva a mão direita na barra à frente) tem prioridade sobre o outro praticante e deve manter a sua rota passando o kite mais elevado.

O praticante do lado esquerdo (que tem a mão esquerda na barra à frente) deve ajustar a rota ou a velocidade a favor do vento com o kite mais em baixo para evitar uma colisão.

Porque?

Não há nenhuma razão particular para esta regra, mas as origens provêm de tradições marítimas e é inteiramente aplicável a todos desportos e atividades náuticas.

 

Figure 2: O     praticante com o kite amarelo baixa o seu kite tanto quanto possível     enquanto passa arribado, quando o outro eleva o seu kite o mais possível.

 

 

 

 

 

REGRA DE OURO!

 

Se estiveres a passando a Barlavento, eleve o seu kite.
Se estiveres a passando a Sotevento, baixe o seu kite.

 

Porque?

 

Esta regra previne colisões – tão simples quanto isso.

 

 

Regra #3 –

Quando dois praticantes navegam na mesma direção, o praticante mais rápido que vem atrás tem que dar a prioridade ao praticante mais lento à sua frente.

Porque?

Ao vir atrás, o praticante mais rápido tem uma maior visão da situação, por isso deve mudar a sua rota.

Figura 3     Repare como o praticante mais rápido muda de direção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Regra #4 –

 

 

O praticante que faz surf nas ondas tem prioridade sobre quem está pulando ou quem esta a passanda na direção contrária. 

Porque?

 

Quando se esta surfando a onda, o kite é mais difícil de controlar, por isso à menos espaço de manobra. De qualquer maneira perde a prioridade perante o praticante que entra na água, regra (#1), quando as ondas estão muito perto da costa (shore break). Neste caso quem esta surfando as ondas tem que dar prioridade a quem quer entrar, ou acabou de entrar na agua.

Figura 2: Os kites são mais difíceis     de controlar enquanto se está surfando ondas.

 

 

 

 

 

 

 

Figura 3: Fica alerta para outros     utilizadores da praia.

Regra #5 –

 

 

Dá-se prioridade a todos os que utilizam o mar e a praias. Os praticantes de Kitesurf devem navegar sempre downwind de todos.

 

Porque?

 

Um banhista ou nadador não consegue reagir tão rápido como um velejador de kitesurf. Por isso observe na água os habituais nadadores e banhistas, afim de entrar em segurança.

Adicionalmente, matenha-se downwind aos banhista e  praias movimentadas, assim prevenindo acidentes caso percas o controle do kite. (perder o controle upwind dos banhistas pode resultar em acidentes graves, podendo o você e seu kite se chocarem contra os usuários da praia).

 

 

 

Regra #6 –

 

Para saltar, o praticante tem que ter uma área livre de 50m downwind e 30m upwind.

 

 

Figura 4: O praticante move-se     downwind quando salta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porque?

 

É importante ter uma área livre downwind porque o praticante se move arribando quando se salta. Uma área upwind também é importante porque seu kite pode tocar no kite ou nas linhas de outro praticante que passe perto.

 

Sinope Desenvolvimento